PT ES

Blog

23 de maio de 2019
Equipamentos de proteção contra riscos de origem química: entenda as diferenças entre vestimentas do Tipo 4 e Tipo 6Tempo de leitura: 4 min

Desde 20 de novembro de 2014, a Portaria nº 452 do extinto MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) estabelece que os equipamentos de proteção contra riscos químicos devem ser fabricados, verificados e ensaiados conforme a norma internacional ISO 16602:2007. Em relação à norma, nós, da JGB, atendemos a três tipos de resultados, do Tipo 4, Tipo PB(4) e do Tipo PB(6). Neste post, explicamos a diferença entre eles. Confira!

Risco Químico: vestimenta Tipo 4 — Vestimentas de proteção resistente à líquidos pulverizados (spray)

As vestimentas Tipo 4 são os equipamentos de proteção que possuem a característica de proteger o corpo inteiro do usuário, com ligações à prova de líquidos pulverizados químicos entre partes diferentes do vestuário, luvas e botas.

Quando se trata de proteção contra risco químico Tipo 4, as vestimentas de segurança devem devem passar por avaliação de resistência à penetração por líquidos sob pressão, teste de pulverização e apresentar materiais que demonstrem resistência química à permeação. No caso do Tipo 4, testa-se a vestimenta inteira, incluindo fechamentos e conexões.

Risco Químico: vestimenta Tipo 6 — Vestimentas de proteção química com proteção limitada contra líquidos químicos.

As vestimentas Tipo 6 também possuem a característica de proteger o corpo inteiro do usuário contra químicos líquidos, porém com conexões limitadasà prova de spray entre partes diferentes do vestuário, luvas e botas. A limitação é referente à pressão e à vazão de líquidos que são utilizadas no teste, que são mais brandas do que as condições de ensaio da vestimenta Tipo 4.

Quando se trata de proteção contra risco químico Tipo 6, as vestimentas de segurança devem passar por avaliação de resistência à penetração de líquidos, teste de pulverização limitado e apresentar materiais que demonstrem resistência química para repelência a líquidos.

Proteção química parcial

Tanto as vestimentas Tipo 6 quando as vestimentas Tipo 4 podem ser de proteção química parcial (PB — partial body), quando não fornecem a cobertura total do corpo por exemplo, Tipo PB(6) e Tipo PB(4).

Nesse caso, os equipamentos de proteção para risco químico devem conter materiais que apresentam resistência à penetração por líquido sob pressão ou resistência à permeação para o Tipo PB(4), bem como resistência à penetração por líquido e repelência para o Tipo PB(6).

Riscos químicos e CA

Atualmente, apenas 8 químicos foram testados e aparecem no CA:

  1. Metanol;
  2. Acetona;
  3. Diclorometano;
  4. Tolueno;
  5. NaOH 40%;
  6. Ácido sulfúrico 96%;
  7. Ácido nítrico 65%;
  8. Amônia 25%.

Os demais químicos podem ser testados e apresentados em laudos complementares.

Conheça os produtos da JGB para riscos químicos

riscos-quimicos-jgb-02

Conjunto Texíon® W 51

Com proteção Tipo PB(6), esse conjunto é composto pela Camisa em Texíon® W (CA 33275) e a Calça em Texíon® W (CA 32024). Ambas as vestimentas são confeccionadas em tecido de aramida e viscose.

Para saber as informações técnicas dos equipamentos acesse.

 

 

 

 

riscos-quimicos-jgb-03

Conjunto Vapor pressurizado

Para proteção do Tipo PB(4), esse conjunto é composto pelo Capuz em Texíon® WS (CA 32211) e pelo Macacão em Texíon® WS (CA 32224), confeccionados em tecido de aramida e viscose; e pela Perneira em Texíon® WS (CA 32223), confeccionada em tecido de aramida e viscose FR.

Para saber as informações técnicas dos equipamentos acesse.

 

riscos-quimicos-jgb-04

Conjunto em Texíon® W — Tipo 4 ou Tipo PB (4)

Protegendo contra os riscos químicos do Tipo 4 e Tipo PB(4), contamos com um Conjunto em Texíon® W. O Capuz em Texíon® W (CA 42474) para Tipo PB(4) tem sua confecção feita com um misto de malha Texíon® W, na parte superior, e tecido tipo sarja em Texíon® W, na parte inferior, forrado com membrana respirável para melhor proteção. O Macacão em Texíon® W (CA 33632) para Tipo 4 também apresenta forração com membrana respirável para melhor proteção e confecção em tecido de aramida e viscose.

Para saber as informações técnicas dos equipamentos acesse.

Conjunto em Texíon® W — Tipo PB(4)

Para riscos químicos do Tipo PB(4), contamos com o Conjunto em Texíon® W, composto do Casaco em Texíon® W (CA 33634) e da Calça em Texíon® W (CA 33633), ambos confeccionados em tecido de aramida e viscose, com membrana respirável para melhor proteção.

Para saber as informações técnicas dos equipamentos acesse.

Precisando do equipamento certo para proteção contra riscos químicos? Conte com a JGB!

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *