PT ES

Blog

19 de abril de 2018
Por que você deveria investir mais tempo aprendendo sobre o seu EPI? No ratings yet. Tempo de leitura: 4 min

A informação e o conhecimento são tudo! As pessoas que buscam se aprofundar em algo, coletando o máximo de informações possíveis, acabam adquirindo mais segurança, propriedade e admiração – principalmente na vida profissional. A maioria das pessoas sabe o que é um EPI (Equipamento de Proteção Individual), porém poucos entendem a sua real importância e muito menos compreendem detalhes relevantes sobre o equipamento. A verdade é que, para o real aproveitamento do EPI, não basta apenas usá-lo, é necessário aprender detalhes importantes sobre ele. Isso vai fazer toda diferença!

Para convencê-lo dessa importância, nós fizemos uma lista com todos os motivos pelos quais você deveria investir mais tempo aprendendo sobre o seu EPI. Confira!

1. Como pesquisar seu EPI de maneira FÁCIL e RÁPIDA

Para entender as restrições e o uso a que se destina cada EPI, a maneira mais fácil de verificar é pesquisar pelo número do Certificado de Aprovação (CA), que obrigatoriamente está indicado/escrito em TODOS os equipamentos, sem exceção!

Site para consulta: https://caepi.mte.gov.br/internet/ConsultaCAInternet.aspx

2. Para ter 100% de aproveitamento do equipamento

Conhecer bem o seu EPI vai proporcionar a você um maior aproveitamento do equipamento, porque você vai saber exatamente todas as utilidades, detalhes e funcionalidades deste. Existem equipamentos com funcionalidades que vão além do óbvio e que, se não tivermos conhecimento total do equipamento, não conseguiremos aproveitar tudo o que ele pode oferecer. Cuide do seu EPI para que você tenha sempre as melhores opções do mercado, pois as empresas só fazem investimentos em quem dá o devido valor.

3. Pode  favorecer as suas habilidades no trabalho

Todo trabalho promove o desenvolvimento de algumas habilidades (já existentes ou não), principalmente quando se fala de trabalhos manuais que exigem esforços e habilidades físicas. Poder contar com equipamentos adequados para esse tipo de labor é fundamental para favorecer as habilidades exigidas na função. Imagine, por exemplo, alguém que manuseie objetos ou máquinas que se encontram em altíssima temperatura. As luvas de proteção para a realização desse tipo de atividade precisam oferecer a proteção total das mãos, portanto, se as luvas suportarem uma parte da temperatura, o trabalhador não conseguirá realizar o seu trabalho com conforto e eficácia.

4. Abrangência do uso do EPI

A abrangência pode ir muito além do que o EPI se destina. Por exemplo, um simples capacete de proteção ao impacto – na realidade, por trás desse equipamento temos toda uma estrutura familiar que muitas vezes depende tão somente do trabalhador. Um objeto que caia na cabeça desprotegida pode, na pior situação, acabar com a vida dessa pessoa e junto disso com toda a sua estrutura familiar. Muita atenção, lembre-se sempre, o EPI não é somente sua proteção pessoal, e sim de todos que dependem de você!

5. O uso incorreto pode trazer sérios riscos

Este item da lista completa e reforça o item 3. O uso incorreto do EPI pode ser extremamente perigoso! Usar capacetes com boné ou sem carneira são exemplos do uso incorreto de um EPI, que podem atrapalhar a competência de proteção.  Para que você não tenha nenhuma dúvida quanto ao uso correto do equipamento, você precisará despender mais do seu tempo aprendendo sobre o seu EPI. Como utilizá-lo, como vestí-lo, como conservá-lo, e ao uso correto a que se destina.  Por isso, os treinamentos sobre o uso são tão importantes, e você deve investir sua atenção e o seu tempo nisso!

6. Ele tem validade e você precisa estar atento a isso!

Atentar à durabilidade do seu equipamento é fundamental para garantir que ele continue cumprindo a sua devida função com excelência. O equipamento, mesmo antes de ser usado, sofre deterioração no estoque quando armazenados por muito tempo ou de forma inadequada. Não esqueça de questionar a empresa fornecedora antes de comprar o equipamento sobre o prazo validade do CA, bem como do equipamento.

A JGB fabrica equipamentos da mais alta qualidade. Além de atender e superar todo e qualquer requisito legal relacionado aos equipamentos, tudo o que fazemos está relacionado ao conforto e à integridade física, ou seja: o usuário é o foco de maior importância!

Please rate this

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *