PT ES

Blog

18 de dezembro de 2020
Parcerias que transformam No ratings yet. Tempo de leitura: 3 min

Com mais de 35 anos de história a JGB tem orgulho de ter como um de seus valores ser uma EMPRESA CIDADÃ, ou seja, ser uma “Empresa ética com seus públicos, que cumpre com suas responsabilidades sociais (em relação aos seus colaboradores e a comunidade em que está inserida), ambientais e legais.” 

Neste conteúdo, queremos apresentar uma parceria de nossa comunidade, condizente com este valor, que tivemos o prazer de cultivar nos últimos anos com a ONG. ASSOCIAÇÃO CULTURAL ESPORTIVA SUL AMÉRICA (ACESA).

A ACESA é uma Organização sem fins lucrativos que atua há 14 anos no município de Charqueadas no Rio Grande do Sul. Tem como missão “contribuir para a formação do cidadão crítico e participativo, por meio da educação e esporte favorecendo o desenvolvimento das comunidades.” Atua em duas frentes principais: no atendimento direto a crianças e adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas e na formação de professores e estagiários para o desenvolvimento de uma metodologia de esporte educacional. 

Trabalham seguindo os princípios do esporte educacional, sendo eles:

  • Inclusão de todos: criar condições e oportunidades para a participação de todas as crianças no aprendizado do esporte.
  • Construção coletiva:  participação ativa de todos os envolvidos (alunos, professores e comunidade) na estruturação no processo de ensino e aprendizagem do esporte.
  • Respeito à diversidade: perceber, reconhecer e valorizar as diferenças entre as pessoas no que se refere à raça, cor, religião, gênero, biótipo, níveis de habilidades. Entendendo a diversidade como uma oportunidade de aprender com as diferenças, é importante diversificar as metodologias de ensino, favorecendo a convivência e a aprendizagem compartilhada.
  • Educação Integral: compreensão do esporte como possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo.
  • Rumo à autonomia: transformação do esporte como meio para uma educação emancipatória que se baseia no conhecimento, no esclarecimento e na auto-reflexão crítica para superar o modelo de esporte, atualmente difundido, em que prevalece a exclusão, a violência, o sexismo, o elitismo e a influência e imposição de modelos pela mídia.

Nestes 14 anos participaram, com os times de sub-9 a sub-17, de diversos campeonatos dentro e fora da comunidade de Charqueadas, sagrando-se campeões em diversos deles, como a Taça Gaúcha de futsal, a Copa Baixinho e a Copa Sortica. Além da participação ativa em projetos e eventos sociais da comunidade.

De Maio de 2019 até Março de 2020, com o projeto educando através do esporte, a ACESA realizou mais de 10.000 atendimentos, com uma média mensal de 928 atendimentos por mês. Durante esse mesmo período, o projeto participou de diversos eventos esportivos atingindo mais de 1200 pessoas.

Para a JGB é uma honra ser parceira de projetos vetores de transformação social como a ACESA! 


Please rate this

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *